Dicas de alimentação para o seu bebê

Alimentar o recém-nascido é uma ótima oportunidade para se relacionar com o bebê. Tente aproveitar todas as refeições. Nos primeiros meses, você deve alimentar apenas o leite materno ou a fórmula infantil , pois essa é a melhor nutrição para o recém-nascido. Não dê alimentos sólidos nos primeiros meses.

É importante garantir que a alimentação seja agradável para você e para o bebê. Escolha um lugar confortável para sentar e relaxar com o bebê enquanto você o alimenta. Certifique-se de estar segurando o bebê alimentado com mamadeira nos braços. A alimentação é um momento para segurar e aproveitar o bebê e a interação da alimentação deve ser prazerosa.

As mães que amamentam podem querer ter um copo de água à mão e um travesseiro no colo para facilitar o posicionamento e saciar a sede que geralmente acontece quando você começa a amamentar. Os recém-nascidos se alimentam com freqüência, e isso é normal. Lembre-se de que amamentar é conforto e também comida; portanto, a alimentação costuma ser aceitável para a amamentação de um bebê que já foi alimentado. É difícil alimentar demais um bebê amamentado.

Aqui estão algumas dicas sobre como alimentar seu bebê:

Posicionamento

Se você estiver usando mamadeira, segure seu bebê e converse com ele. Não deite seu bebê e nunca coloque a mamadeira em posição. Os bebês precisam ser abraçados e abraçados durante a alimentação e nunca devem ser deixados com uma mamadeira.

Os bebês amamentados podem ser segurados no seu colo ou no porão “futebol”, com as pernas do bebê ao seu lado, talvez em um travesseiro. Muitas mães que amamentam gostam de se alimentar na cama com o bebê rolando em sua direção.

Arrotar

Seu bebê provavelmente engolirá ar enquanto se alimenta. Isso pode fazer com que ele cuspa ou fique agitado, por isso é importante arrotar seu filho após cada refeição. Para arrotar seu bebê, sente-se ou segure-o contra o peito ou ombro e dê um tapinha nas costas com delicadeza. Cada bebê, amamentado ou mamadeira, é diferente. Com o tempo, você aprenderá a reconhecer as necessidades de seu próprio bebê. Bebês amamentados com menos frequência, mas às vezes precisam arrotar.

Como sei que meu bebê está comendo o suficiente?

Se o seu bebê molhar muitas fraldas com urina diluída, é provável que ele esteja recebendo o suficiente para comer. As verificações regulares ajudarão a determinar se seu bebê está recebendo o suficiente, porque um peso será verificado a cada visita.

Se o seu bebê não estiver ganhando o peso adequado, você provavelmente precisará aumentar o leite dado ao bebê. Isso será aumentando a quantidade ou a frequência das mamadas com fórmula ou para o bebê amamentado: para aumentar a frequência e / ou duração da amamentação. Quanto mais você amamentar, mais leite você produzirá. Os bebês amamentados costumam mamar a cada 2 a 2 ½ horas nas primeiras semanas. Se você der a fórmula para lactentes, você diminuirá seu suprimento de leite. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com seu médico para que seu bebê não corra o risco de ficar desidratado .

À medida que seu bebê cresce, você pode ter algumas preocupações sobre o que alimentar em determinadas fases da vida. Todo bebê se desenvolve de maneira diferente; portanto, consulte o médico do seu filho antes de iniciar seu bebê com alimentos sólidos.

Quando posso dar comida sólida ao meu bebê?

Alimentos sólidos geralmente são introduzidos na dieta de um bebê entre 4 e 5 meses, dependendo do que o médico do seu filho diz. Se você iniciar o bebê com alimentos sólidos muito cedo, há uma chance maior de desenvolver alergia alimentar e o bebê pode não crescer também.

Quando é hora de começar sólidos

  • Dê ao seu bebê 1 alimento sólido por vez, durante alguns dias, para ajudar a determinar se ele ou ela é alérgico a algum dos alimentos.
  • Comece seu bebê com cereal infantil enriquecido com ferro e adicione lentamente frutas, legumes e carnes.
  • Alimente seu bebê com pequenas quantidades de comida primeiro. Comece com apenas uma colher de chá e construa a partir daí.
  • Prepare alimentos amassados, como batata doce, molho de maçã, cenoura, banana e pêssego. É sempre melhor dar ao bebê uma variedade de alimentos para que ele receba os nutrientes adequados.

Quais alimentos devo evitar dar ao meu bebê?

Até que seu bebê tenha 1 ano de idade, é melhor evitar certos alimentos. Alguns desses alimentos incluem: mel, ovos inteiros, nozes, mariscos, leite de vaca e alimentos com sementes.

Como sei quando meu bebê está cheio?

Você saberá se o seu bebê está cheio se ele ou ela se afastar da comida ou cuspir de volta.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de alimentação. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica.