Crianças e Música: Benefícios da Música no Desenvolvimento Infantil

Canto e música desempenham um papel importante em nossa cultura. Você encontrará músicas presentes em muitos aspectos de nossas vidas: teatro, televisão, filmes, cultos, festas, celebrações e cerimônias governamentais e militares. Em casa, a música pode se tornar parte de nossas culturas familiares – uma parte natural de nossas experiências cotidianas.

Desde o nascimento, os pais usam instintivamente a música para acalmar e acalmar os filhos, expressar amor e alegria e se envolver e interagir. Os pais podem desenvolver esses instintos naturais aprendendo como a música pode impactar o desenvolvimento infantil, melhorar as habilidades sociais e beneficiar crianças de todas as idades.

Música e o cérebro: os benefícios da música

Um estudo de 2016 do Instituto de Cérebro e Criatividade da Universidade do Sul da Califórnia descobriu que as experiências musicais na infância podem realmente acelerar o desenvolvimento do cérebro, particularmente nas áreas de aquisição de linguagem e habilidades de leitura. De acordo com a Fundação Nacional da Associação de Comerciantes de Música (NAMM Foundation), aprender a tocar um instrumento pode melhorar o aprendizado de matemática e até aumentar as notas no SAT.

Mas o desempenho acadêmico não é o único benefício da educação e exposição musical. A música inflama todas as áreas de desenvolvimento infantil e habilidades para a prontidão escolar , incluindo intelectual, socioemocional, motor, idioma e alfabetização geral. Ajuda o corpo e a mente a trabalharem juntos. A exposição das crianças à música durante o desenvolvimento inicial ajuda a aprender os sons e os significados das palavras. Dançar ao som da música ajuda as crianças a desenvolver habilidades motoras, permitindo-lhes praticar a auto-expressão. Para crianças e adultos, a música ajuda a fortalecer as habilidades de memória.

Além dos benefícios de desenvolvimento, basta colocar: a música nos traz alegria. Pense em ouvir uma boa música no carro com a janela abaixada em um lindo dia. Isso é alegria.

Jogos de música para crianças de todas as idades

Crianças de todas as idades se expressam através da música. Até crianças pequenas balançam, saltam ou movem as mãos em resposta à música. Muitos pré-escolares inventam músicas e, sem autoconsciência, cantam sozinhos enquanto tocam. As crianças do ensino fundamental aprendem a cantar juntas como um grupo e, possivelmente, aprendem a tocar um instrumento musical. As crianças mais velhas dançam ao som de suas bandas favoritas e usam a música para formar amizades e compartilhar sentimentos. Experimente essas atividades e jogos com seus filhos para experimentar o prazer e o aprendizado que a música traz.

Bebês e Música:Os bebês reconhecem a melodia de uma música muito antes de entenderem as palavras. Música de fundo silenciosa pode ser reconfortante para bebês, especialmente na hora de dormir. Música de fundo alta pode estimular demais a criança, aumentando o nível de ruído da sala. Cante músicas simples e curtas para bebês. Tente inventar uma ou duas falas sobre tomar banho, vestir-se ou comer para cantar para eles enquanto realiza essas atividades. Encontre mais atividades de aprendizado musical para bebês .

Atividade musical infantil

Aqui no Espaço Crescer – CEEC,  nós desenvolvemos com as nossas crianças a parte lúdica com o uso da música, desde pequenas tarefas e também as rotinas diárias. Todas as faixas etárias nós os envolvemos nas atividades  com a musicalidade.